domingo, 11 de janeiro de 2009

Ilustrando Poemas

O meu ultimo trabalho de Oficina de Artes (12º ano) era ilustrar um poema de Ricardo Reis (Fernando Pessoa) resolvi usar a técnica Tinta-da-china sobre papel A2.

O Resultado:

Relatório (explicação dada juntamente com o trabalho):

Relatório:

Para ser grande sê inteiro: nada

Teu exagero ou exclui;

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és.

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda.

Brilha porque alta vive.

Ricardo Reis

Ao ler e analisar este poema, compreendi que o seu significado era que uma pessoa deveria ser verdadeira, não deveria ser hipócrita, não se deveria camuflar sendo influenciada pelos outros, deveria ser ela mesma, cada um é único. O trabalho consistia na criação de uma obra que simbolizasse aquilo que nós percebíamos do poema, aquilo que víamos, cada um da sua forma.A plástica era diversa, poderíamos recorrer aos materiais que quiséssemos desde que o trabalho fosse realizado num tamanho A2.

Técnica: Tinta-da-china sobre Papel Cavalinho

Duração: Esboço: 1 aula ; Elaboração: 3 aulas

Plástica: O trabalho é composto por um corpo feminino seguro por uma mão, que significa que uma pessoa deve ser ela mesma, deve ser segura, ter firmeza, ser verdadeira, o corpo feminino simboliza a pessoa e a mão a segurança. Junto ao corpo, de cada lado deste mesmo encontram-se dois grandes olhos que simbolizam a sociedade, aqueles que vêm aquele corpo, aquela pessoa, querendo dizer que cada um se deve mostrar aos outros com a sua pró ria personalidade, deve ser único no seio de uma sociedade. Por fim, como fundo existe vários e diferentes tipos de cartas escritas com letras e formas diferentes, que significam a diversidade de personalidades que existem e deverão existir, porém no seio dessas personalidades surge o símbolo, retratado acima, que significa uma generalização de tudo. Usei o objecto - carta escrita – também devido ao poema ser uma questão literária e ser necessário escreve-lo nalguma parte da obra.

Encontrou-se exposto nos Recreios da Amadora numa exposição de Arte colectiva: "Arte na Escola"

Sem comentários:

Enviar um comentário